sexta-feira, 18 de março de 2011

PSE (Projeto Saúde na Escola) 2010

Profissionais que atuam no Projeto Saúde na Escola, uma nova realidade na cidade de Bonito - Ba.
 

Secretário de Saúde: Souza, Enfermeiros: Reginaldo, Leiliane, Izabel, Graciela, Auxiliar de Enfermagem: Erivan, Dentista: Juliana Motorista de Ambulância: Antônio e o Coordenador do PSE: Aldemir.

Mais Pessoas que fizeram parte deste grande trabalho realizado no município de Bonito - BA.

Dentista: Fabrício

                                                       Dentista: Camila

                                                     Dentista: Verlaine

 Dentista: Sabrine

       Enfermeira: Vanessa e Auxiliar de Enfermagem: Matheus

                                             Nutricionista: Cláudia

                Enfermeira: Ana e Vice-Diretora: Lindenalva


Psicologa: Alice Borges 


Vejamos agora como foi os atendimentos no ano de 2010, e as Escolas que foram contempladas com os atendimentos.

Catuabinha






Baixa do Cheiro






 Botafogo



















Ebisa 





















Miraflor


                                                            
 Mata Florença



             










Morrinhos














Varame


















Agropeva



















Veneza


















Núcleo Diamante


















Vila Paraná


















Gramiá


















Riachozinho























Ribeiro

















Creche Municipal














Paulo Freire

























Relatório do Programa Saúde na Escola (PSE) no ano de 2010

Durante o ano de 2010 foi realizado atendimentos em algumas Escolas do Município de Bonito-Ba, por meio do Projeto Saúde na Escola (PSE), felizmente conseguimos fazer com que todas as equipes dos PSFs do município participasse de forma ativa dos atendimentos realizados. As Escolas que foram beneficiadas pelo projeto foram:
Escola Municipal da Ebisa (povoado da Ebisa) com 19 atendimentos realizados, Escola Municipal José de Oliveira (povoado de Miraflor) com 21 atendimentos realizados, Escola Municipal Professora Dirlene M. Mendonça (povoado da Veneza) com 21 atendimentos realizados, Escola Municipal Núcleo Diamante (povoado Núcleo Rural) com 51 atendimentos realizados, Escola Municipal Antônio José de Souza (povoado de Varame) com 42 atendimentos realizados, Escola Municipal Nova Esperança (povoado de Agropeva) com 62 atendimentos realizados, Escola Ananias Domingos de Souza (povoado de Mata Florença) com 22 atendimentos realizados, Educandário Ulisses Guimarães (Povoado de Botafogo) com 68 atendimentos realizados, Escola Municipal Gaudêncio Gaspar de Souza (povoado de Gramiá) com 32 atendimentos realizados, Escola Municipal Presidente Luiz Inácio da Silva (povoado de Morrinhos) com 27 atendimentos realizados, Escola Municipal Antídio Alves Camacam (povoado de Catuabinha) com 18 atendimentos realizados, Escola Municipal Deocleciano José de Souza (povoado de Baixa do Cheiro) com 52 atendimentos realizados, Creche Municipal Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, com 127 atendimentos realizados, Escola Municipal Paulo Freire, com 332 atendimentos realizados, Escola Municipal Riachozinho (povoado de Riachozinho) com 48 atendimentos realizados, Escola Municipal São Francisco (povoado de Ribeiro) com 14 atendimentos realizados, Escola Municipal João Ferreira de Souza (povoado de Vila Paraná) com 14 atendimentos realizados. Fazendo uma analise geral, nota-se que tivemos um bom desenvolvimento durante o ano de 2010, pois tivemos um total de 970 alunos contemplados com os atendimentos do Programa Saúde na Escola (PSE) nas Escolas do município de Bonito-Ba.
Os atendimentos realizados nas escolas foram os seguintes: palestras sobre higiene corporal e higiene bucal, escovação e aplicação de flúor, verificação  de vacinas em atraso, aferição da pressão arterial, pesagem dos alunos, medição da estatura e posteriormente realizou-se uma analise nutricional dos alunos.
Os alunos que tiveram algum tipo de problema detectado foram encaminhados para o PSF ao qual a sua família faz parte para um atendimento mais minucioso para descobrir as possíveis causas do problema sendo que esta etapa fica na responsabilidade dos pais que formam informados pela escola sobre o problema detectado.
No decorrer do projeto encontrou-se 97 alunos com alteração na pressão arterial, sendo este o maior problema encontrado em todas as escolas que realizamos os atendimentos do PSE.
Não podemos negar que encontramos dificuldades e que precisamos melhorar, mas, ficamos felizes em ver o esforço tanto dos secretários como dos profissionais da Educação com os da Saúde para que o projeto se desenvolvesse.
Ao final do ano ficou evidente que todos que fazem parte do projeto estão muito preocupados com a saúde dos alunos do município, o que contribui para o bom desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, conseguiremos contribuir para a formação de uma sociedade melhor.


Aldemir Rosa da Silva
Coordenador do PSE
 

3 comentários:

  1. O blog ficou muito bom, parabéns pela inicitavia!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico muito orgulhoso que tenhamos um programa deste tipo no nosso município, e fico mais orgulhoso ainda pela equipe que leva isso adiante. Eu tive a oportunidade de trabalhar com essa equipe, agora estou trabalhando em outra área, mas se eu fosse convidado para voltar a trabalhar na área da Saúde, não pensaria duas vezes, porque apesar das dificuldades que tínhamos nos entendíamos muito bem, e acho esse é o primeiro passo para a realização de um bom trabalho em equipe. Parabéns pessoal, e continuem assim, pois é com esse tipo de atitude qua vamos conseguir construir uma sociedade cada mais consciente do seu papel no desenvolvimento do país chamado BRASIL!

    ResponderExcluir
  3. Mica em teu nome parabenizo a equipe, que ao tomar nas mãos esta proposta consegue levar a SAÚDE mais perto de nossas crianças. Este é o caminhO, ESTE É O INVESTIMENTO! EDUCAÇÃO E SAÚDE, juntos para a formação de uma sociedade mais zelosa consigo e com o outro. Desejo que este projeto tome corpo, seja cada vez mais ampliado, para cuidar mais de muitos que ainda tem muito pouco. Bonito, 22 de março de 2011. Ildene

    ResponderExcluir